A decoração de um local tem total influência na mensagem que ele passa e também em como ele impacta as pessoas que o frequentam. Neste caso, o papel de parede surge como uma ótima alternativa para enriquecer ambientes de maneira econômica e versátil.
Partindo para o tema de decoração, sabe-se que os papéis de parede são amplamente utilizados em diversos países há muitos anos. Com sua origem na China, por volta de 200 anos a.C., foi só a partir de 1630 que o mundo passou a contar com uma fábrica destes itens na França.
E apesar dos muitos anos de existência, o papel de parede continua sendo uma das mais democráticas formas de decoração. Vai bem em projetos tradicionais e contemporâneos, transitando entre as esferas residenciais e comerciais. E a Firmex separou dicas para você não errar na hora de escolher o papel de parede de um ambiente.
A escolha do papel de parede perfeito
No Brasil, os papéis de parede começaram a ganhar espaços decorativos de forma gradual, participando de projetos de referência e demonstrando seu potencial em reformas de diversos ambientes. Hoje, é um importante elemento-chave em muitos espaços, trazendo elegância, leveza, profundidade e diversas outras experiências.
Confira dicas para escolher o papel de parede do seu ambiente.
1 – Conheça os tipos de papel de parede
Primeiramente, é importante definir qual a estampa que se deseja aplicar e o espaço disponível para um papel de parede. Em seguida, é preciso optar pelo material do qual ele será feito. Há aqueles que possuem mais resistência que outros e são indicados para ambientes que apresentam maior probabilidade de apresentar umidade.
E entre os tipos de papel de parede mais utilizados no mercado estão:
- Simples/Comum
Esse é o papel de parede mais fácil de encontrar no mercado. Sua composição é 100% feita de celulose e apesar de possuir um preço muito acessível, é também muito frágil no quesito durabilidade. Sua aplicação também não é tão simples, uma vez que precisa de uma superfície com zero imperfeições para ter uma aderência adequada.
- Vinílicos
Esse papel de parede possui uma base de papel e é revestido com uma camada super-resistente. Geralmente, a camada vinílica é muito resistente e permite a limpeza com panos úmidos, sem rasgar ou manchar. Seu acabamento inclui diversas cores e padrões que deixam ambientes visualmente mais ricos.
- TNT
O papel de parede feito com o conhecido TNT (Tecido Não Tecido) tem boa resistência. Ele é composto de celulose junto do poliéster, o que o permite a exposição à umidade e é possível instalá-lo em paredes com leves pontos de irregularidades.
- Fibras Naturais
Uma solução menos convencional e com preços um pouco mais salgados é o papel de parede de fibras naturais. Quando aplicados, eles dão texturas e compõe ambientes por semelhança ou contraste.
2 – Considere o tamanho do ambiente
Praticamente todos os ambientes estão aptos a receber o papel de parede. No entanto, é interessante ter certeza quanto ao tamanho do espaço em que se deseja aplicar e qual o propósito disso.
Em ambientes pequenos, não é interessante carregar demais as cores, já que uma decoração mais clara garante uma percepção ampla ao ambiente. Agora, se o ambiente a ser decorado já é amplo, o leque de escolhas dessa decoração amplia muito.
Mas caso você não tenha um grande projeto e esteja apenas buscando dar um upgrade em algum espaço, uma dica é apostar em cores e detalhes de papel de parede que combinam com elementos do seu ambiente. Observe cortinas, poltronas, móveis, tapetes e alinhe a combinação com a sua parede.
3 – Garanta uma boa aplicação
Tão importante quanto a escolha do seu papel de parede é o cuidado com a aplicação. E para tornar a aplicação dessa decoração o gran finale da sua escolha, é preciso se atentar a alguns detalhes.
As instruções de aplicação costumam vir junto ao papel de parede e também podem ser solicitadas ao fornecedor do produto. Há profissionais especializados nessa atividade, mas também sabemos que muitos optam por encarar esse desafio no melhor estilo “mãos à obra”. Se esse é o seu caso, fique atento:
- É importantíssimo verificar se há necessidade de preparar a parede antes da aplicação. Muitos tipos de papéis de parede, como já citamos, necessitam disso para uma melhor aderência ao local.
- Escolha uma boa cola para aplicar o papel de parede. Dependendo do tipo, ele já possui cola, mas vale reforçar com cola branca os cantos e emendas para evitar deslocamentos. Alguns tipos necessitam de aplicação de cola na parede toda.
Depois dessas dicas, vale você rever o seu projeto e escolher a melhor opção de papel de parede para o ambiente que será decorado. Agora, caso precise de cola para a aplicação, conte com a Firmex.
Use Firmex na aplicação do seu papel de parede!
A Firmex possui colas para atender diversos tipos de usos, incluindo a aplicação de papéis de parede para decoração.
Os produtos Firmex entregam ótimos resultados em diversas aplicações. Conheça você também e aplique essa solução na sua obra!
Entre em contato e faça já o seu pedido! Acompanhe a Firmex nas redes sociais no Instagram, Facebook e LinkedIn.
Até o próximo post!