Segundo informações divulgadas pelo Sebrae, estima-se hoje que o Brasil tenha 8,5 milhões de artesãos, representando 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Um setor que movimenta cerca de R$50 bilhões por ano, não fica restrito apenas na produção e movimenta toda uma cadeia de suprimentos para elaboração das peças artesanais. Logo, o mercado de colas está atento a essa demanda e oferece soluções compatíveis com as necessidades dos clientes.
E quando você pensa em artesanato, qual é a primeira memória que te vem à cabeça? Imagino que tenha sido algum tipo de lembrancinha para decoração, mas saiba que os itens produzidos vão muito além disso. E, muitas vezes, para apresentarem maior durabilidade e acabamento, as colas surgem como uma ótima solução. Por isso, esse é um mercado diretamente impactado por essa atividade e que merece uma boa atenção.
Confira a seguir os tipos de colas mais usados no mercado do artesanato e seus principais usos e aplicações.
O que é considerado artesanato?
Produtos com criação manual, cuja produção ocorra sem o uso de processos industriais, podem ser considerados artesanato. Esse produto pode ser feito com diversos materiais, sendo que os mais utilizados são:
- Madeira;
- Tecidos;
- EVA;
- Ferro;
- Plástico.
E apesar de existirem outras matérias-primas, essas são as que ganham mais espaço e a preferência dos artesãos. E a maioria desses insumos exigem algum tipo de acabamento com cola para finalização do processo de confecção ou montagem. Então, a escolha da cola impacta diretamente na durabilidade de um artesanato. Por isso, não dá para errar na hora da escolha.
A escolha da cola certa para uso no artesanato
A escolha da melhor cola para artesanato depende diretamente do tipo de material que você usa e produz. Geralmente, itens que são usados com mais frequência, como colares, pulseiras, brincos e acessórios, dependem de uma boa cola para garantir a durabilidade. Já produtos de uso moderado a baixo aceitam o uso de colas mais leves com baixa resistência.
Agora que você já sabe sobre a importância que os tipos de colas têm para os produtos criados por artesãos, traremos a lista com os 5 melhores tipos de cola para artesanato.
Cola Branca de PVA/Extra
A cola branca de PVA/Extra é coringa para diversos tipos de materiais, geralmente a sua aplicação está associada ao uso de materiais porosos. De fácil aplicação, pode ser usada quando há a necessidade de alta colagem. Para maior durabilidade, recomenda-se que o material com a cola aplicada fique prensado para cura no mínimo de 3h a 6h, mas para cura total, 24 horas após a aplicação. Geralmente, essa cola é usada com quase todo tipo de material, por isso é conhecida como Universal e é recomendada para materiais como:
- Papelão;
- Madeira;
- Papel;
- Laminados plásticos;
- Entre muitos outros.
Cola Madeira para artesanato
A conhecida cola madeira é um tipo de cola para artesanato feito em MDF ou madeira. Possui alta capacidade de fixação e é usada para realizar reparos e até junções de peças sem o uso de fixadores como grampos e pregos. Além disso, seu uso também é eficaz na fixação de peças de madeira com outros materiais. O material geralmente fica com acabamento discreto e durante a aplicação também é recomendado manter ele prensado por algumas horas para auxiliar na fixação.
Cola de Silicone
Uma das queridinhas do artesanato, a cola de silicone tem ganhado mercado frente a outras opções por conta de sua versatilidade. Ela é uma alternativa para materiais cuja cola instantânea não é recomendada, como:
- EVA;
- Isopor;
- Papel;
- Tecidos.
Essa opção cola sem agredir o material e sem produzir relevos, sendo uma alternativa também frente à cola quente. Seu acabamento discreto compensa o tempo de colagem que varia entre 5 e 30 minutos, com 25 horas até a fixação total do material.
Adesivo Instantâneo
Uma cola muito usada e versátil é o adesivo instantâneo. A conhecida “cola rápida” é uma cola de artesanato que tem alto poder de colagem e seca muito rápido. Para trabalhos que requerem ajustes, ela não é indicada. E entre os materiais que ela atende muito bem na fixação estão:
- Plásticos;
- Metais;
- Borrachas;
- Papéis;
- Madeiras;
- Porcelanas.
Entre muitas outras opções de uso em materiais que poderiam ser citadas, fica aqui o nosso alerta de prestar atenção sobre o tipo de produto com os quais ela pode ser corrosiva.
Cola Quente
Uma das queridinhas dos trabalhos de escola, a cola quente também é muito requisitada no artesanato. Ela é reconhecida por ser versátil e colar diversos materiais como:
- Tecido;
- EVA;
- Acrílico;
- Plástico;
- Renda;
- Feltro.
Nesse último em questão, a cola é reconhecida como a melhor para o feltro e entre alguma das suas vantagens está a perfeita aderência com superfícies porosas, uma secagem quase que instantânea e a questão de preservar as propriedades de fixação mesmo após longo tempo de colagem. O único ponto contra seria que durante a aplicação ela é um pouco difícil de controlar em relação a fiapos.
E se você está pesquisando uma boa marca para suas criações, conheça a Firmex! Uma empresa líder no mercado de soluções adesivas, com a mais alta qualidade, para necessidades caseiras, profissionais e industriais.
A Firmex é parceira do seu artesanato
Se você busca uma fornecedora de colas com qualidade para os seus artesanatos, conte com a Firmex. Possuímos soluções de cola branca PVA, adesivo instantâneo e silicone.
A Firmex disponibiliza produtos nos mais variados segmentos que atendem seus clientes com produtos de qualidade e confiança. Conheça você também e aplique no seu artesanato. Entre em contato e faça já o seu pedido!
Saiba mais sobre a Firmex. Acompanhe as nossas redes sociais no Instagram, Facebook e LinkedIn.
Até o próximo post!