Carregando..
contato@firmex.ind.br
(48) 3478.3347

Seja na hora de construir ou reformar, a vedação é uma parte importante de qualquer obra. Afinal, elas previnem infiltrações, garantem bons acabamentos e permitem mais segurança e durabilidade de um trabalho executado.

Neste contexto, é importante conhecer os tipos de selantes que existem no mercado para escolher o que melhor se adequa às necessidades do seu ambiente. Entre os tipos mais comuns nesse universo da construção estão: silicones e poliuretanos (PU).

Cada tipo de selante tem uma indicação de aplicação, duração, tempo de secagem e de aderência a tipos de materiais. Parece bastante informação, mas vamos explicar tudo isso para você. Afinal, a Firmex é uma especialista da área e vai passar todo o seu conhecimento sobre selantes. Acompanhe!

 

Entenda as diferenças sobre o silicone e o poliuretano (PU)

Ambos são reconhecidos na construção pelos ótimos resultados que entregam. No entanto, muitos profissionais se confundem com silicone e PU e acham que eles são a mesma coisa. Não cometa esse engano, afinal, cada um tem as suas indicações de uso que, quando não seguidas, podem comprometer os resultados.

Primeiramente, é importante lembrar das características que os materiais têm em comum. Eles se enquadram na categoria de selantes e/ou adesivos, são usados, geralmente, em acabamentos de obras e instalações de móveis, louças de banheiro, aberturas, entre outros.

No entanto, os pontos em comum quase terminam por aqui. E a Firmex vai destacar para você as reais diferenças e indicações de cada um deles para a sua obra.

 

O que é o selante de silicone?

‍O silicone possui um tipo de polímero na sua composição e ele por si só se basta, não necessitando de mistura de outros materiais para finalizar a secagem e aderência.  E o produto se destaca por ser muito versátil nas diferentes questões da construção civil.

Esse selante é muito utilizado na área estrutural para colagem de esquadrias, vidros e juntas de dilatação de fachadas. E uma das maiores vantagens do silicone é a alta resistência à radiação solar.

O selante de silicone possui grande resistência química e térmica, o que torna o resultado mais duradouro que outros produtos do mercado. Isso deixa a sua obra mais bem acabada e com menor riscos de sofrer infiltrações no futuro. No entanto, o ponto de atenção vai para a resistência a rasgos, já que o material está mais suscetível a isso.

 

O que é o selante PU?

‍O selante PU, é um polímero fruto da reação química entre dois materiais: polióis e isocianatos. O nome PU seria uma abreviação para o nome original do produto que é o poliuretano. Já a resistência deste material é resultado da formulação adotada pelo fabricante. A depender de ser mais maleável e/ou resistente.

Geralmente, o selante PU ganha destaque como selante utilizado em projetos que preveem juntas de dilatação, em espaços estruturais, em janelas ou outras aberturas, colagem de pisos, laminados e muito mais.

A principal vantagem do material é sua alta resistência contra rasgos. Já no quesito raios solares, agentes químicos e temperaturas acima de 100º a resistência a durabilidade é baixa. Por isso, o PU é recomendado mais para acabamentos internos de espaços, e parte de estruturas que ficam longe desses agentes de deterioração.

 

O que são selantes híbridos e MS?

Os selantes híbridos PU, geralmente, têm um tipo de secagem diferente dos tradicionais. Eles previnem a formação de bolhas de gás durante a secagem, que pode atrapalhar a aderência do produto. Além disso, tem maior resistência, inclusive em relação a intempéries. O produto se origina da reação entre poliol e isocianato, o que fica a fundo de conhecimento científico já que a concentração fica a critério do fabricante.

Os selantes MS têm esse nome por conta de Modified Silicone. Logo, é um silicone modificado e resistente, que resulta em um poliéter. O objetivo do produto é ser mais eficiente e funcional que o já versátil e tradicional silicone. O MS é conhecido pela sua impermeabilidade e elasticidade permanente, por isso, é um produto indicado para alto desempenho em uma obra.

 

E agora, escolho PU ou silicone para a minha obra?

É importante saber que em muitas questões há a possibilidade de um produto substituir o outro, mas é sempre importante entender em que condições ele será aplicado. Logo, o selante ideal pode variar a depender da parte em que será aplicada no seu projeto.

Como já citamos, o PU tem menor durabilidade diante de intempéries, raios solares e altas temperaturas. Assim, o PU se destaca no ambiente interno e longe dessas ameaças. Ele é um dos preferidos nas juntas de dilatação de grandes estruturas, aplicação de pisos e laminados. Isso é por conta de ele ter diferentes tipos de durabilidade conforme formulação.

Já o silicone é o selante mais versátil. Aliás, é um dos destaques em acabamentos externos de janelas e esquadrias no geral. Evita, na sua maioria dos casos, vazamentos e infiltrações desagradáveis que reduzem a vida útil de uma construção. E por falar em vida útil, a sua alta resistência a intempéries e temperatura o faz um ótimo produto para acabamento externo, podendo ser aplicado internamente também, com destaque para áreas molhadas.

 

O selante ideal para a sua obra está na Firmex

A Firmex é uma indústria com vasta experiência na área de adesivos e selantes. Afinal, ela alia qualidade e tecnologia para apresentar ao mercado soluções completas que combinam com a sua obra.

O destaque dos nossos produtos está em um mix desenvolvido para atender as principais necessidade do consumidor, incluindo:

 

  • selantes de poliuretanos MS
  • silicones
  • veda calhas MS
  • veda roscas
  • colas de contato
  • colas PVC
  • espumas expansivas
  • impermeabilizantes

 

São soluções que aumentam a durabilidade de instalações hidráulicas, fazem a impermeabilização de instalações, realizam vedações e promovem acabamentos estruturais e de colagens no geral.

Gostou das dicas de produtos? Conte com resultados incríveis e qualidade em acabamentos que só a Firmex tem!

Entre em contato e faça já o seu pedido! Acompanhe a Firmex nas redes sociais no Instagram, Facebook e LinkedIn.

Até o próximo post!

Firmex – Adesivos e Selantes

Preencha os campos abaixo para concluir seu cadastro.

Orçamento